Muitas mulheres veem seus sonhos de serem mãe interrompidos, seja por um aborto espontâneo, perda pós-parto ou por se depararem com problemas de infertilidade.
Nenhum casal está preparado para enfrentar o diagnóstico de infertilidade, mesmo que este diagnóstico seja transitório.
Quando um casal decide ter um filho não espera se deparar com dificuldades, pois não é a lei natural da vida.
E pensar que a fertilidade não está garantida provoca uma profunda angústia e consequentemente dificuldades no aspecto individual, conjugal e social.
Quando o casal inicia seu check list para descobrir o que está dificultando a gravidez, parece que o mundo desaba. “Todo mundo engravida, menos eu!” Essa é uma frase comum entre as pacientes que estão passando pelo tratamento.
Sair de casa e lidar com os questionamentos das pessoas se torna uma tortura.
Para onde se olha, encontra uma mulher grávida ou então crianças. As artistas engravidam com a maior facilidade. Elas mal se casam e já aparecem grávidas! Nem ao menos tiveram o 1° filho já aparecem grávidas novamente. Nos consultórios médicos, as revistas falam sobre gestação, sobre o quartinho novo da filha da fulana…. Até mesmo suas colegas estão ficando grávidas, enfim parece uma conspiração.
Tudo isso ocorre, pois o foco principal é a gestação, então a tendência é prestar mais atenção a este tema.
E com isso o stress aumenta e a sensação que fica é que o grande sonho vai ficando para trás.
A vida parece ficar limitada, e nada mais importa. Os investimentos pessoais se fixam na busca pela maternidade e o restante fica paralisado.
Depois de detectada a infertilidade vem à preocupação em como pagar pelo tratamento, às vezes até como convencer o parceiro, pois alguns são contra o tratamento. E como dar continuidade na vida cotidiana tendo que conciliar exames exaustivos, invasivos e a dúvida de como o corpo vai reagir aos remédios que fazem parte do tratamento.
Nesse processo surgem muitas dúvidas, sentimentos de impotência, solidão e angústia. Por isso é muito importante o apoio psicológico para os casais/mulheres que estejam passando por qualquer tratamento. È poder usufruir de um espaço para pensar/falar sobre os medos, fantasias, angústias e expectativas do que está vivendo.
Possibilitar a esse casal que não obteve um resultado positivo, por exemplo, no tratamento de fertilização poder verbalizar suas frustrações e oferecer um espaço para pensar sobre as perspectivas futuras.
Infelizmente ainda é raro um psicólogo para dar suporte para esses casais dentro de uma clínica de fertilização. Geralmente o resultado negativo é dado pelo telefone por uma secretária ou enfermeira que trabalha na clínica.
E como ficam esse casal que investiu todas suas economias, toda sua energia para esse tratamento e deu negativo? Como acolher esse paciente nesse momento de luto?
O que ocorre é que essa lacuna é preenchida pelos Grupos on-line, Dr. Google e por colegas de salas de espera dos consultórios de Fertilização, ou seja, sem uma ajuda especializada.
Já se tem estudos comprovando que o stress gerado por esses tratamentos influenciam negativamente em todo processo do tratamento.
Mas como passar por tudo isso sem se estressar?
Vou listar algumas dicas importantes para te ajudar nesse processo:
- Tente focar em fazer o realmente depende de você, o resto deixe nas mãos de quem entende.
- Não se sinta culpada por não engravidar.
- Não sinta vergonha de falar sobre a inveja/raiva que sente de ver outras mulheres grávidas.
- A sua historia não é igual à de ninguém, tente focar em seu tratamento, ele é único!
- Procure não focar somente nesse assunto ficando o dia inteiro lendo na internet e batendo papo em fóruns sobre tratamentos de infertilidade.
- Fale com seu médico sobre seus medos e se você não se sente a vontade para fazer perguntas a ele, troque de médico.
- Foque em algum projeto que também lhe de prazer.
- Não julgue seu companheiro (a) por às vezes “parecer” que ele não se empenha como você! Cada um demonstra seus sentimentos de uma maneira singular e não falar sobre o assunto não quer dizer que ele não esteja sofrendo como você.
- Faça programas a dois e resgate sua intimidade enquanto casal, não se conforme apenas com o diagnóstico de infertilidade, pois para Deus nada é impossível.